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O que é um treino intenso de musculação? Entenda o conceito!

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Muitas mudanças no panorama geral da musculação e do treinamento físico em gera ocorreram nos últimos anos. Algumas positivas, outras nem tanto. Mas se existe um conceito que foi muito difundido, foi o de intensidade. Mas muitas pessoas ainda não compreendem, da forma adequada, o que é um treino intenso de musculação.

Com isso, acabam confundindo a intensidade com outros parâmetros. Resultado: treinam errado.

Vamos então a algumas definições!

 

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O que é um treino intenso de musculação?

 

A intensidade, dentro do treinamento desportivo, está ligada a qualificação do trabalho. Ou seja, trabalha-se com mais volume nos estágios mais iniciais do treinamento e depois que a adaptação geral ocorre, aumentamos a qualificação do treinamento. Neste sentido, dentro dos treinos para musculação ou para qualquer outro objetivo, a intensidade está relacionada a qualificação do treinamento.

Mas o que a qualificação significa? Basicamente, ela está relacionada a forma como executamos. Usamos elementos que “dificultam” a realização dos movimentos, com o intuito de obtermos estímulos mais completos.

Por exemplo, imagine um treino de musculação. Imagine que estamos realizando um exercício como o agachamento, com carga entre 60 a 50% de 1RM, com 10 a 12 repetições, com 1 minuto de intervalo de descanso. Se mudarmos este contexto, aumentando a porcentagem de 1RM, reduzirmos os intervalos de descanso ou qualquer outra variação, poderemos ter um aumento da intensidade.

Na realidade, a intensidade está relacionada a manipulação das variáveis dentro da musculação, na busca por uma otimização dos estímulos.

A grande questão é que o treino intenso de musculação não pode ser feito de qualquer forma. Ele precisa ser pensado de acordo com as individualidades de cada pessoa. Já falei sobre isso neste vídeo!

 

 

Por que o treino intenso de musculação não pode ser usado de qualquer forma?

 

Dentro de uma periodização para musculação, é fundamental que haja um controle das cargas no geral. Neste controle das cargas, entram as questões relacionadas a volume e intensidade. Em cada mesociclo da periodização, usamos diferentes níveis de intensidade e volume.

De acordo com o nível de desenvolvimento do praticante, podemos aumentar a intensidade. Veja bem, de acordo com o nível de desenvolvimento do praticante. Iniciantes, não devem ter treinos altamente intensos.

A adaptação neural do treino em questão, seja ele musculação ou qualquer outro, é um dos fundamentos de base para o aumento da intensidade. Neste sentido, na grande maioria dos casos, os iniciantes têm treinos mais volumosos nas fases básicas da periodização. Somente depois de um tempo de treinamento, é que temos um aumento da intensidade. É uma das bases do treinamento desportivo em geral!

 

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O que vemos por aí, são produtos, fórmulas e tudo mais, que prometem resultados rápidos com treinos “intensos”. O problema, é que não há qualquer preparação para este aumento de intensidade. Com isso, não temos uma preparação neural para tais estímulos. O resultado? Lesões, treinos ineficientes, desgaste articular elevado e outros problemas.

Por isso, antes de continuarmos a falar mais sobre o treino intenso, é fundamental compreender que devemos melhorar elementos básicos primeiro. Depois disso, é que podemos aumentar a intensidade do treino.

Para ficar mais claro, vamos pensar no contexto da musculação. Para outros casos, basta fazer as adaptações necessárias!

Treino intenso de musculação, dicas práticas!

 

Basicamente, o treino intenso de musculação precisa seguir os preceitos básicos da periodização. O ideal, é que qualidades físicas como força máxima, resistência muscular localizada, flexibilidade, coordenação motora e outras, sejam trabalhadas nas fases mais básicas.

Partindo do princípio que isso já foi feito, existem algumas formas de aumentar a intensidade de seu treino. Veja algumas considerações práticas!

 

  1. Alterne estímulos

Já falei sobre estímulos tensionais e metabólicos. Estes conceitos são didáticos e nos ajudam a compreender o enfoque dos estímulos. Alternar, dentro de seu treino de musculação, é fundamental para o aumento da intensidade.  É lógico que isso precisa ser pensado sob a luz da periodização, mas alternar estes estímulos, de forma planejada e estruturada, será fundamental para o aumento da intensidade.

 

  1. Manipule as variáveis

Pense em um exercício de musculação. Dentro de sua colocação no treino, o que pode ser alterado? Estas são as variáveis! Intervalo de descanso, número de séries e repetições, cadência, carga, amplitude e outros. Estas são as variáveis que podemos adaptar para termos um estímulo mais intenso.

É fundamental que esta manipulação não seja feita de qualquer forma. É fundamental pensar em cada estímulo, usando como base as variáveis. Esta manipulação nada mais é do que uma ferramenta e não um fim em si mesma. Por isso, ela deve ser feita com técnica, conhecimento e estrutura.

 

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  1. Use períodos de choque e de regeneração

Um dos grandes erros de quem acha que treina em “intensidade máxima” é não pensar na regeneração. Dentro da periodização, oriunda do treinamento esportivo, sempre há a variação de intensidade. Chamamos isso de períodos de choque. São os momentos em que treinamos com muito mais intensidade. Nos períodos seguintes, que chamamos de regenerativos, reduzimos a intensidade, para que ocorra a supercompensação.

Isso não é algo muito fácil de ser usado por quem não tem os conhecimentos necessários. Somente um bom treinador, com conhecimentos teóricos e práticos, é que consegue fazer isso da forma correta.

  1. Sua individualidade sempre deve ser preservada

Um dos maiores problemas dos treinos intensos que são propagados por redes sociais, é que em muitos casos, a individualidade não é respeitada. O que é intenso para uma pessoa, pode não ser para outra. Conceitos como eficiência mecânica, nível de preparação, histórico de treinamento e outros elementos, modificam muito a intensidade. Por isso, precisamos sempre, em todas as situações, nos preocupar com as questões ligadas a individualidade! Por exemplo, treinar até a falha concêntrica é algo interessante, mas que não deve ser feito por pessoas despreparadas. O mesmo vale para praticamente todos os elementos que ajudam a aumentar a intensidade dos treinos.

 

O treino intenso de musculação é altamente efetivo, caso feito no ambiente correto e com as condições adequadas. Dentro da periodização, ele deve ser pensado para os momentos onde a preparação prévia já fora realizada. Caso contrário, você estará correndo riscos e poderá vir a ter problemas! Bons treinos!

 

 

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