Musculação para ciclismo

Musculação para ciclismo é um tema que já foi polêmico, mas hoje é aceito e uma realidade. Qualquer bom ciclista, sabe que deve fazer treinos de fortalecimento. Neste caso, o treino de musculação para ciclismo é uma ferramenta fundamental dentro de um processo de construção de melhora do desempenho.

Mas de forma alguma, a musculação para ciclistas deve ser feita ou vista da mesma forma que um treino tradicional, visando a hipertrofia ou qualquer outro objetivo. Até por que, o objetivo da musculação para ciclistas não é estético, é de aumento de rendimento.

Tenha um treino individualizado e de acordo com seus objetivos, independentemente de onde você estiver! Treino direto pelo nosso app exclusivo! Clique na imagem para saber mais.


Por que a musculação para corrida é tão importante?

 

Existem várias razões para que um ciclista faça musculação. Todas elas estão relacionadas a questões muito diretas e sensíveis. Neste sentido, algumas das principais razões para que um ciclista faça musculação, são estas:

 

1- Aumento do rendimento

Vamos pensar no ciclismo de uma forma mais ampla. Ele não é simplesmente um esporte aeróbico.

– Como assim Sandro? Claro que é aeróbico!

Sim, ele é predominantemente aeróbico. Mas predominantemente não quer dizer exclusivamente. Isso significa que durante a prática do ciclismo, há uma necessidade de outras fontes energéticas. Isso, por si só já deveria ser motivo para você investir na preparação física para o ciclismo.

 

Leia também: Tempo sob tensão e hipertrofia, qual a relação entre ambos?

 

Além disso, ainda há uma outra questão: fortalecimento. Com um treinamento adequado, é possível fortalecer músculos fundamentais para a prática do ciclismo.

Isso, quando bem aplicado, dentro de uma boa periodização, faz com que o rendimento seja aumentado. Naturalmente que ninguém se tornará campeão mundial apenas por isso. Mas toda e qualquer pessoa pode melhorar, se fizer um treinamento adequado.

2- Prevenção de lesões

Com músculos mais fortes, tendões, articulações e ossos se tornam mais estáveis. Isso em um esporte cíclico, repetitivo como o ciclismo, é fundamental.

Por exemplo, é possível prevenir as lesões e dores que a falta de fortalecimento ocasionam.

3- Maior conforto

Estando mais forte, resistente e potente, naturalmente o seu pedal, prova ou passeio, se tornará muito mais confortável e fácil. Pense, por exemplo, que você irá fazer um pedal que tenha um morro. Se você está fortalecido, o fará com mais facilidade e conforto.

 

Como deve ser o treino de musculação para ciclistas?

 

Primeiramente, ele deve estar focado em trabalhar principalmente com as qualidades físicas relacionadas ao esporte. O treino de musculação para ciclistas precisa estar atrelado ao desenvolvimento de força, resistência e potência.

 

Além disso, é importante escolher exercícios que tenham uma boa transferência de força para a modalidade. Agachamento, levantamento terra, leg press, são alguns exemplos.

 

Eles tem gestos motores muito similares ao que os membros inferiores realizam durante o treino. Para complementar, é fundamental utilizar exercícios estabilizadores.

 

Eu falo mais sobre isso, neste vídeo:

 

 

Nestes vídeos, eu mostro alguns exercícios que podem ser usados e adaptados para o treino de musculação para ciclistas:

 

 

 

 

Organização do treino de musculação para ciclistas

 

Veja agora, como pode ser uma organização de treino de musculação para ciclistas. Lembrando que cada fase da periodização tem diferenças e objetivos específicos.

 

Veja um exemplo de treino de musculação para ciclistas:

 

  • Aquecimento- Mobilidade de quadril, joelhos e tornozelos.
  • Fortalecimento de glúteo médio
  • Agachamento livre com barra
  • Leg Press 45°
  • Agachamento Búlgaro
  • Stiff
  • Levantamento terra
  • Perdigueiro

 

A quantidade de peso, repetições e séries, vão depender de cada fase da periodização. Além disso, este é um treino focado em membros inferiores, mas ciclistas precisam estar fortes como um todo.

 

Por isso, busque sempre a orientação de um bom profissional. Se está procurando isso, conheça minha consultoria online fitness, onde posso te ajudar com o fortalecimento.

 

 

Compre por apenas R$ 7,97, meu e-book planejamento de treino!