Leptina e a dificuldade em emagrecer

Leptina e a dificuldade em emagrecer

A leptina pode ser a razão que está dificultando seu processo de emagrecimento. Veja mais neste artigo completo!


A leptina é um hormônio que tem como principal função, a regulação do apetite. Ela é produzida nas células de gordura e tem sua ação no hipotálamo. Ela está ligada diretamente ao emagrecimento, pois sua ação, quando descontrolada, faz seu apetite ficar descontrolado.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: There is no connected account for the user smashballoon. Feed will not update.

Leia também: Falha concêntrica, como usá-la em seu treino?

Basicamente, ela informa o momento de “parar de comer”. Porém, em pessoas com maus hábitos alimentares, a sua ação acaba sendo retardada, pela falta de eficiência nos processos metabólicos.

A ingestão de alimentos de alto índice glicêmico, também ajuda a piorar este quadro.


Pessoas com obesidade, por exemplo, podem desenvolver um quadro que chamamos de resistência a leptina, fazendo com que comam mais do que o que realmente precisam, pela falta de ação adequada deste hormônio.

Porém, isso não pode ser uma desculpa.

A leptina responde a estímulos. Ou seja, depende muito de seu estilo de vida.

A ingestão de alimentos ricos em nutrientes, com baixo índice glicêmico, ajuda na sua regulação.

Como ajustar a Leptina e conseguir emagrecer de verdade?


Em um estudo de Donato (2004), também ficou evidenciado que pessoas com baixa ingestão e metabolização de zinco, tendem a ter disfunções no metabolismo da leptina.

Alimentação correta, exercício físico e sono regulado, são fatores diretamente ligados ao emagrecimento, também por estarem conectados com as funções da leptina.

Neste caso, os ajustes na secreção e no metabolismo da leptina se dá através da mudança de seu estilo de vida. A partir do momento em que a ingestão calórica muda e há mais nutrientes, um impacto insulinímico menor e a prática de atividades físicas, inicia-se uma melhora no quadro.

 

Naturalmente, é preciso que haja um tempo de adaptação. Mas isso tudo deixa claro o quanto é importante estabelecer bons hábitos, quando o tema é o emagrecimento!


Referências:
Donato, JJ. Aspectos atuais da regulação do peso corporal: ação da leptina no desequilíbrio energético. Rev. Bras. Cienc. Farm. vol.40 no.3 São Paulo July/Sept. 2004.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *