Personal trainer online, vale a pena contratar?

4 (80%) 6 votes

Com a correria do dia a dia, com a dificuldade de encontrar um bom profissional, nem sempre as pessoas encontram um personal trainer que apresente um bom custo-benefício. Neste sentido, há alguns anos já, o personal trainer online vem sendo visto como uma boa saída. Mas será que ele é mesmo?

Depende de cada caso. Eu mesmo, presto o serviço de consultoria online em fitness, que nada mais é do que um personal trainer online. Porém, existem casos onde tenho que dizer ao cliente em potencial, que ele deve procurar uma orientação presencial. Não são todos os casos que esta modalidade de montagem de periodização, se enquadra adequadamente.

Porém, na grande maioria dos casos, se o serviço prestado for de boa qualidade, podemos sim ter resultados excelentes.

Mas antes de falarmos disso, vamos entender o que é e como funciona a maioria dos programas de personal trainer online!

 

consultoria online fitness

 

Personal trainer online, como funciona?

 

Vou falar especificamente da forma como eu trabalho. A grande maioria dos bons profissionais, segue um padrão parecido. Inicia-se a abordagem com uma anamnese. Esta anamnese, nada mais é do que um questionário, com algumas perguntas relevantes para a montagem do treino.

Depois disso, o profissional busca traçar a periodização, para o período contratado e traça os planos de treino. Em alguns casos pode ser um treino apenas, em outros podem ser mais.

Depois, como não há o contato presencial durante a execução, é fundamental que haja uma comunicação constante entre aluno-personal. Desta maneira, será possível que o treino seja o mais adequado possível para cada realidade.

Basicamente, o personal trainer online faz isso. Ele monta o treino, com base nas individualidades de cada pessoa e mantem um acompanhamento a distância. Isso, no geral, traz benefícios em termos de preço, já que o personal trainer online não tem a necessidade de estar o tempo todo com o aluno, mas traz algumas limitações.

 

 

Vale a pena contratar um personal trainer online?

 

Na maioria dos casos sim. Se o profissional contratado tiver um bom conhecimento técnico-científico, ele pode ajudar bastante no ajuste das cargas de treinamento. Como muitas pessoas treinam sem o devido acompanhamento, o personal trainer online pode ajudar muito o contexto de treino. Muitas vezes, um ajuste adequado de carga, a escolha correta dos exercícios e da intensidade, já traz resultados fantásticos.

 

Leia também: Estímulos tensionais e metabólicos, entenda o conceito!

 

Porém, existem casos onde o modelo de personal trainer online não funciona muito bem. Os casos onde o treinador precisa estar in loco durante muito tempo, são os mais comuns. Pessoas iniciantes, com muitas restrições de movimento, as vezes precisam disso.

Isso não significa que todos os casos como estes, não podem usar o personal trainer online. De forma geral, eu tenho bastante pessoas com limitações de movimento, lesões e outras variações limitantes, que fazem a consultoria online há bastante tempo.

Se quiser saber se o seu caso pode ou não ser feito com personal trainer online, me mande um e-mail pelo campo no final do texto!

O que avaliar ao contratar um personal trainer online?

  1.  Formação

Este é o primeiro e mais básico de todos. O personal trainer online deve ser contratado com base em seu conhecimento. Afinal, é este o produto que ele estará vendendo! Ser formado em educação física é o mínimo aceitável. Mas além disso, é importante avaliar se ele tem os conhecimentos técnicos e científicos necessários para ser um bom treinador pessoal. Muitas pessoas escolhem o personal trainer online apenas pelo seu “corpo”. É a lei do quanto maior e mais forte, melhor. Porém, para ser um bom treinador, muitas vezes isso não é o suficiente. Seus conhecimentos nas matérias bases do treinamento físico, é no final das contas, o mais relevante.

 

Leia também: Métodos de treinamento para hipertrofia, como potencializar os resultados?

 

  1. Conhecimento prático

Costumo dizer que um bom treinador não precisa ser “grande” em termos musculares, mas deve saber treinar. Mas o mais relevante, para saber como contratar um bom personal trainer online, é a sua capacidade prática nesta modalidade. É totalmente diferente montar um treino a distância do que um presencial. Quanto maior a experiência dele neste segmento, melhor!

 

  1. O que ele pode fazer por você?

O personal trainer online pode ser de grande valia. Porém, algumas pessoas não conseguem bons resultados com eles. Sabe por que? Por não estarem alinhados com o objetivo, não terem uma alimentação adequada, não executarem corretamente o treino. Você, ao contratar, vai fazer tudo o que é pedido? Caso a resposta seja negativa, talvez não seja a melhor opção contratar um.

Saiba que o personal trainer online será quem te mostra o caminho. Porém, é você que precisará fazer com que o resultado apareça. Leve sempre isso em conta! Veja como funciona a minha consultoria online no vídeo abaixo!Bons treinos!

 

2 thoughts on “Personal trainer online, vale a pena contratar?

  1. Queria obter preço; acompanhamento, nutrição treino, suplementação. Tenho 37 anos de idade, sempre fui magro, braços finos, agora com a idade um pouco barrigudinho tenho 1.76m. de altura, peso. 72kg. fumo um maço de cigarro por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *