Exercícios para emagrecer, uma análise mais ampla!

É muito comum as pessoas buscarem dicas para emagrecer rápido, emagrecer de forma rápida e fácil. Creio que uma fórmula mágica, onde esforço e dedicação não aconteçam ainda não exista. Porém podemos potencializar este processo, afinal emagrecer rápido e com saúde pode sim ser possível, desde que da forma correta. Neste sentido, os exercícios para emagrecer se mostram como uma possibilidade.

Antes de tudo, é preciso entender que emagrecimento é igual a balanço calórico negativo. Portanto, de nada adianta fazer exercícios para emagrecer, se sua dieta e descanso não estiverem alinhados!


Para que isto seja possível você precisa escolher bem seus aliados de guerra, que irão te auxiliar no processo. Estes aliados são alimentos, exercícios, dieta, descanso e muito mais que podem te ajudar. Por isso, selecionei algumas atividades que podem ser bastante interessantes para o emagrecimento.

 

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É importante ressaltar que estes valores variam de acordo com o metabolismo, intensidade da prática, alimentação, estilo de vida e níveis de stress. São dados apenas estimativos e que podem te dar um norte sobre quais atividades serão mais eficientes para você.

 

Exercícios para emagrecer, quais as melhores opções?

As atividades que irei te mostra, tem um gasto calórico total médio, podendo ser maior ou menor dependendo da pessoa que pratica e as condições de prática. O tempo usado como base é 1 hora de prática. Todas as atividades listadas tem um gasto superior ao mostrado, pois o retorno ao estado inicial consome energia e calorias. Mas estes valores dependem do organismo de cada um e de suas individualidades.

  1. Corrida:

Por mais que muitos digam que ela é ineficiente, ainda é uma das mais utilizadas e que mais traz resultados ao emagrecimento. Em cerca de uma hora de corrida, pode-se gastar cerca de 900 calorias ou mais, dependendo da intensidade. Porém é importante ressaltar que em uma corrida de uma hora é importante ingerir algum carboidrato ou bebida energética. Além disso, a alternância de ritmo, elevações e outros elementos, ajudam a melhorar o gasto calórico total.

 

É fundamental, que aliada a corrida, você pratique musculação. Isso por que, entre os exercícios para emagrecer que irei mostrar, é fundamental buscar também as questões funcionais.

 

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  1. Tênis ou Squash:

Como acontece com muitos esportes, as variações de intensidade são fundamentais nos exercícios para emagrecer. Tanto o tênis quanto o squash têm uma intensidade muito elevada e sua prática pode gastar mais de 800 calorias em uma sessão de uma hora.

É lógico que isso só será possível com um nível mínimo de técnica e coordenação motora. Além disso, pessoas com muito peso, podem lesionar suas articulações com esta prática.

 

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  1. Lutas:

As lutas vêm cada vez mais ganhando espaço como exercícios, sejam para emagrecer, sejam para eliminar o stress e se movimentar. Uma hora de prática pode gastar mais de 790 calorias, além de melhorara a agilidade, resistência aeróbica e muscular e a coordenação motora.

Além disso, por seu grau intermitente de esforço, o gasto calórico total das lutas pode ser bem interessante, em termos de emagrecimento.

 

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  1. Musculação:

Antes tida como coisa de “marombeiro”, agora amplamente usada por todos os grupos. A musculação vem ganhando espaço no emagrecimento, graças ao seu gasto calórico total e aumento do metabolismo. Uma hora de musculação pode gastar mais de 700 calorias. Métodos mais intensos podem ter gastos calóricos superiores.

 

Leia também: Treino de musculação para emagrecer, veja como ele deve ser!

 

Além disso, dentre todos os esportes e exercícios para emagrecer aqui apresentados, a musculação é a mais efetiva. No contexto geral, além do aumento do gasto calórico, temos também um impacto grande no metabolismo basal.

  1. Spinning:

Esta modalidade de bike indoor, onde se alternam a velocidade, resistência e ritmo das pedaladas tem um gasto calórico por aula de mais de 750 calorias. É uma alternativa para quem gosta de aulas coletivas, que no geral, eu contraindico.

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  1. Natação:

Uma das práticas mais indicadas para pessoas com problemas articulares ou musculares, devido ao seu baixo impacto, a natação também pode gastar mais de 550 calorias em uma hora de prática. Além disso, fortalece a musculatura das costas, peito, braços, abdômen e pernas. Entre os exercícios para emagrecer aqui citados, a natação é, junto com a musculação, uma das mais eficientes para públicos com limitações de movimento.

 

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  1. Treinamento em circuito:

Esta modalidade de treinamento, onde podem-se usar vários tipos de exercícios, variando conforme os objetivos, pode gastar mais de 600 calorias, se for feito com alternância de exercícios aeróbicos e de força.

 

 

Estes são alguns dos exercícios para emagrecer mais indicados para quem busca qualidade e resultados duradouros. Sempre lembrando, que as individualidades precisam ser respeitadas e que é fundamental o acompanhamento de um bom profissional!

Bons treinos!

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