treino de musculação para iniciantes

Perguntas e respostas sobre o treino de musculação para iniciantes!

Rate this post

O treino de musculação para iniciantes nos reserva uma série de questões, que devem ser levadas em conta em todos os casos. Para te ajuda a entender melhor estes conceitos e trazer mais luz as suas dúvidas, seguem algumas perguntas e respostas sobre o processo de treinamento de musculação para iniciantes!

 

Treino de musculação para iniciantes, respostas as suas principais dúvidas!

 

 

  1. Quais cuidados os iniciantes devem ter quando começarem a frequentar a academia?

 

Ao iniciar as atividades numa academia, antes de mais nada o aluno em questão precisa ter clareza de seus objetivos. É fundamental traçar o que você de fato busca ao frequentar a academia e estar focado nestes objetivos. Querer abraçar o mundo não é nem inteligente nem adequado. Além disso, avaliar a academia, se tem registro no sistema Cref/Confef, assim como se tem profissionais devidamente habilitados. Uma consulta ao médico também é essencial para garantir sua segurança e o fator básico para o treino de musculação para iniciantes!

 

consultoria online fitness

 

 

  1. Como devem ser os treinos? Eles devem ser alternados com outras aulas?

Neste ponto vai depender muito dos objetivos de cada aluno. Se você busca emagrecer, pode alternar a musculação com os exercícios aeróbicos. Se você busca hipertrofia, é ideal focar na musculação. Porém não existe uma fórmula, um conceito pronto. Seu professor será de grande ajuda neste ponto. A periodização para musculação é fundamental neste momento!

 

  1. Quantas vezes é preciso frequentar a academia para obter bons resultados? Existe uma frequência máxima indicada?

A OMS indica pelo menos 3 sessões semanais de pelo menos 30 minutos cada para uma boa saúde. Porém entre 4 e 6 treinos por semana são indicados para a grande maioria das situações. Os treinos em geral levam entre 50 minutos e 1 hora. Não é aconselhável treinos muito longos, pois os benefícios são mínimos e os riscos muito grandes.

 

treino de musculação para iniciantes

 

  1. Há recomendações especificas para mulheres iniciantes ou elas podem seguir a mesma rotina dos homens?

Na verdade todos nós temos especificidades e temos de ter um treino feito para nosso biotipo e metabolismo. De maneira geral as mulheres tem capacidade de força menor que dos homens em membros superiores, mas não apresentam diferenças consideráveis quando tratamos de membros inferiores, sabendo que cada pessoa apresenta parâmetros próprios e que o treinamento influencia nisto.  Este é um ponto fundamental no treino de musculação para iniciantes!

  1. Como os iniciantes podem seguir o caminho certo sem ter o auxilio de um personal?

Na verdade não é aconselhável se exercitar sem o acompanhamento profissional. Em casos onde isto não é possível, o ideal é optar por atividades simples, sempre sabendo respeitar seus limites e não tentar em uma ou duas sessões salvar o que você deixou de lado durante tanto tempo.

  1. Dicas fundamentais que todo o iniciante deve saber

Seu corpo é uma totalidade de sistemas, portanto diversas coisas influenciam em seu treino. Saber que temos duas variáveis, o volume e a intensidade de atividades e que quando se aumenta uma delas, a outra deve ser diminuída. Além do mais, todas as adaptações tem certo tempo e somente quem prospera poderá sentir os verdadeiros efeitos do exercício físico em sua vida.

  1. Como não desistir?

Esse é o segredo do sucesso, manter-se motivado. Por mais difícil que seja, não se deixe vencer, comece apesar da preguiça e das dificuldades. Tenha parceiros de treino e estabeleça metas. No mais, lembre-se que sem esforço os resultados não acontecem e você nada realiza.

 

E você, tem alguma dúvida ainda? Entre em contato comigo!

[mc4wp_checkbox]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *