treino-para-emagrecer

Treino para emagrecer, o que é fundamental?

Rate this post

 

O mercado do emagrecimento movimenta altas cifras de dinheiro todos os anos. Tanto que a palavra emagrecer é uma das mais buscadas na internet. Com isso, surgem muitos conteúdos que prometem verdadeiros milagres em pouco tempo e como se isso ainda não bastasse, ainda vendem a ideia de emagrecimento fácil e sem esforço. Mas meu objetivo aqui no site é mostrar a realidade e não apenas fantasias. Por isso, resolvi mostrar o que um treino para emagrecer precisa ter, para que seja de fato efetivo.

Existem diversas variáveis que precisam ser analisadas, pois a individualidade biológica impõe isso. Mas de maneira geral, alguns itens são fundamentais em qualquer treino para o emagrecimento. Veja então o que não pode ser deixado de lado quando o objetivo for eliminar gordura!

 

                               Seu treino para emagrecer tem tudo isso?

 

Não vou mostrar exercícios, esportes ou séries de movimentos, pois cada pessoa tem uma necessidade diferente e vai obter melhores resultados com um determinado tipo de treino (devido a fatores psicológicos e motivacionais). Mas de maneira geral, um bom treino para emagrecer precisa ter:

  • Intensidade

Chega até a ser repetitivo, mas um treino para emagrecer sem intensidade elevada está fadado ao fracasso. Isso por que desta forma, iremos atuar diretamente no funcionamento do metabolismo de maneira mais “agressiva”, obrigando-o a passar por um processo adaptativo maior. Mas lembre-se muito bem, a intensidade é relativa de pessoa para pessoa. O que pode parecer simples para alguns, é altamente intenso para outros. Por isso, o acompanhamento de um profissional de educação física é fundamental. Somente ele poderá te prescrever um treino de qualidade!

treino-para-emagrecer

  • Movimentos amplos:

Quanto mais massa muscular for movimentada, maior o gasto calórico e maior a intensidade. Exercícios específicos para pequenos grupos musculares são menos efetivos para o emagrecimento do que exercícios para grandes grupamentos (um exemplo disso é a musculação, onde o treino de pernas tem um gasto calórico muito mais elevado do que o treino para braços ou panturrilhas, por exemplo). Por isso, o ideal são movimentos multi-articulares, com o enfoque em grandes grupos musculares. Além disso, exercitar tanto os membros inferiores quanto os superiores também é fundamental!

  • Periodicidade:

O treino para emagrecer vai ter um efeito agudo (em curto prazo) e crônico (longo prazo). Ambos serão muito importantes e devem ser levados em conta. Quando a periodicidade não é mantida, perdemos grande parte dos efeitos agudos do treinamento. Por exemplo, você faz um treino intenso na sexta feira e só volta a se exercitar na terça. Perdemos um tempo precioso, em que o metabolismo se desacelerou e voltou aos seus níveis tradicionais. Não que você precise treinar todos os dias, mas o descanso precisa ser planejado e pensado de acordo com as curvas da supercompensação.

 

Veja algumas dicas de treino para emagrecer, neste vídeo!

 

 

  • Dieta para o emagrecimento

Chega a ser clichê, mas sem dieta equilibrada, você não emagrece. Mas tenha muito claro que isso não quer dizer que você precise se restringir de maneira radical de calorias, ou que precisa cortar certos nutrientes de sua dieta. Para emagrecer, sua dieta precisa ser hipocalórica, mas com qualidade nutricional!

  • Alternância de estímulos:

O processo de emagrecimento é bastante complexo, pois envolve a mudança de estado do metabolismo e da composição corporal. Por isso, o processo adaptativo precisa ser constante, pois caso contrário, entramos em um processo de platô do desenvolvimento. Por isso, alternar os estímulos é fundamental, para que seu corpo seja submetido constantemente a um stress fisiológico benéfico. Repetir o mesmo treino durante meses, sem mexer em nenhuma de suas variáveis? Receita certa para o fracasso!

 

Os demais itens que precisam ser levados em conta, dizem respeito a individualidade biológica de cada um e por isso, não irei entrar neste assunto. Caso você queira tudo isso em seu treino, com acompanhamento constante, conheça o meu serviço de consultoria online, onde ofereço tudo o que você precisa! Bons treinos!

consultoria-online-fitness

2 thoughts on “Treino para emagrecer, o que é fundamental?

    1. Olá Ana!

      Depende de cada caso. No geral, usamos treinos mais intensos.Mas o conceito de intensidade é mais amplo. Um bom profissional, pode sempre te ajudar com isso!

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *