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Um treino de qualidade é a base para toda e qualquer estratégia, seja de hipertrofia ou de emagrecimento. Veja 5 aspectos práticos do treino de qualidade neste artigo!

 

Com a complexidade de nosso corpo, da relação entre corpo e as emoções e de todos os fatores externos, temos um cenário que deve ser avaliado sempre, na montagem de um treino de qualidade. Este conceito, de treino de qualidade, está relacionado a capacidade de conseguirmos impor ao nosso organismo os estímulos corretos, para atingir os objetivos previamente traçados.

Temos muitas situações envolvidas neste sentido. Um treino de qualidade precisa ser pensado no sentido amplo, com as variáveis que já citei anteriormente, sempre envolvidas.

Para não deixar este conceito tão vago, vou lhe mostrar 5 aspectos práticos de um treino de qualidade, para que você tenha um norte, uma referência!

 

Treino de qualidade, veja estes 5 aspectos práticos!

 

  1. Individualidade biológica:

Muitas pessoas me procuram pedindo dicas de treino. Na grande maioria dos casos, não consigo ajudar, pois precisaria de uma análise mais profunda de cada caso, justamente por ser impossível verificar as individualidades de cada um neste caso. Um treino que não é feito levando em conta quem você é, seu nível de treino, objetivos e composição corporal, jamais será de qualidade. Além disso, é preciso um acompanhamento constante, para que sejam feitos os devidos ajustes. Isso por que cada pessoa tem uma resposta diferente ao treinamento e estas, precisam estar adaptadas as suas necessidades. Esta é a base para qualquer treino de qualidade. Se isso não for respeitado, nem adianta ver o restante!

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  1. Escolha dos estímulos adequados para cada fase da periodização:

Depois de levada em conta a individualidade biológica, temos a periodização. Mas muito mais do que apenas dividir o tempo em períodos, a escolha dos estímulos para cada fase é o mais importante. Independentemente se você optar pela periodização linear ou ondulatória, é muito importante que os estímulos sejam escolhidos de maneira adequada. Não apenas as questões relacionadas aos estímulos tensionais ou metabólicos, mas também ao desenvolvimento de força, resistência e outras qualidades físicas.

 

  1. Métodos de treino:

Em muitos casos, o treino tradicional já é suficiente para conseguirmos bons resultados. Porém, se usarmos alguns métodos de maneira adequada, poderemos potencializar os resultados. Isso por que muitos métodos nos trazem um grande aumento de intensidade, um fator fundamental para obter melhores resultados. O Drop-set, o Bi-set ou mesmo o treino até a falha concêntrica  são ótimas saídas para potencializar os efeitos de seu treino, desde que isto tudo seja pensado na periodização.

 

  1. Descanso adequado:

Pode até parecer clichê, mas a grande maioria das pessoas peca pelo excesso. Sem o descanso adequado, não há possibilidades de ganhos mais acentuados. Por isso, um treino de qualidade sempre precisa levar este fator em conta. Não apenas no intervalo entre um treino e outro, mas na manipulação da quantidade de treinos em cada fase da periodização. Além disso, em dados momentos, o Taper é bastante interessante!

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  1. Dieta alinhada:

Se o treino precisa ser individualizado, o descanso planejado, falta ainda a outra base, que é a dieta. Se você tem uma dieta que não está alinhada ao seu treino, não haverá possibilidade de ter ganhos mais acentuados. Na verdade, se sua dieta não for bem trabalhada, de nada adiantará treinar! Por isso, conte sempre com a ajuda de um bom nutricionista. Aqui vale um alerta, vejo muitas pessoas não indo ao nutricionista com a desculpa de que é caro, mas gastam verdadeiras fortunas em suplementos. Um bom nutricionista irá fazer com que você não tenha necessidade de suplementar tanto e com isso, você ganha em qualidade por um preço menor!

 

Um treino de qualidade tem várias situações a serem levadas em conta, mas estas aqui apresentadas são a base para qualquer um deles. Se você não tem como obter tudo isso, conheça minha consultoria online, onde posso te ajudar de verdade! Bons treinos!