quais exercícios fazer para emagrecer

Quais exercícios fazer para emagrecer?

A pergunta é recorrente. Muito comum e sem uma resposta pronta. Pessoas que buscam o emagrecimento, a perda de peso e de medidas, muitas vezes se deparam com um questionamento bastante comum, que tipo de exercício devo fazer? Qual é mais efetivo na perda de peso?  Afinal, quais exercícios fazer para emagrecer?

Quando falamos de corpo humano não existe algo que se aplique a qualquer pessoa, isto se chama princípio da individualidade biológica, mas existem pontos em comum que podem ser levados em conta. Emagrecer na verdade significa perder reservas adiposas. Ou seja, antes de falar de quais exercícios fazer para emagrecer, temos que entender este ponto. Sem um balanço calórico negativo, não há emagrecimento. Sem isso, será praticamente impossível ter resultados!

 

consultoria online fitness

 

Por isso é importante termos em mente que isso só ocorre com o aumento do gasto calórico e diminuição da ingestão calórica ( para perder deve-se gastar mais do se consome).

Isto se dá de duas maneiras, através do metabolismo basal ( a quantidade de calorias que o corpo gasta por dia para manter-se vivo) e o gasto com atividades físicas.

 

Leia também: Treino rápido para emagrecer, a solução para quem tem pouco tempo!

 

Ambos são influenciados diretamente pela atividade física. Vejamos como cada tipo de exercício atua no gasto calórico

 

  • Atividades Aeróbicas: as atividades aeróbicas, pedalar, correr, nadar, caminhar, são atividades que envolvem um intensidade moderada ou baixa e uma duração maior. Em geral esses exercícios são feitos em sessões de pelo menos 30 minutos. Para a perda de peso e das reservas adiposas é fundamental que a sessão tenha pelo menos de 30 a 40 minutos, pois a queima de gordura começa a partir de aproximadamente 20 minutos de exercícios aeróbicos.
  • Atividades de Força: as atividades de força, como a musculação, Crossfit ou o treinamento funcional são atividades aonde a intensidade é bem mais elevada e a duração do exercício é mais curta. Quando falo em duração não estou falando da duração da sessão, mas sim da duração da série.

 

Quais exercícios fazer para emagrecer? Depende de sua individualidade!

 

 

Agora que sabemos como cada tipo de exercício funciona, vamos analisar como cada uma age especificamente sobre o emagrecimento. Os exercícios aeróbicos tem uma queima de calorias bastante elevada. Além de queimar lipídios como fonte de energia. Já os exercícios anaeróbicos tem um gasto calórico um pouco menor e praticamente não gastam lipídios durante a sessão.

 

Leia também: Exercícios para emagrecer, uma análise mais ampla!

 

O diferencial é que os anaeróbicos aumentam bastante o  metabolismo basal, o que causa uma perda de lipídios no pós exercício. Já os aeróbicos não interferem tanto quanto os anaeróbicos. Portanto, cada um deles tem suas vantagens na perda de peso e de medidas.

 

 

quais exercícios fazer para emagrecer

 

Para ter resultados de fato efetivos, o mais indicado é a alternância destes exercícios. Por exemplo, se você fizer 2 sessões de musculação, mais duas ou três de caminhada/corrida, com certeza você irá perder peso se mantiver a ingestão calórica controlada. Portanto, para perder peso o ideal é tirar o que de melhor cada tipo de exercício pode lhe proporcionar.  Lembre-se que com disciplina todas as suas metas podem ser atingidas.

Mas antes disso, há um elemento fundamental que deve ser respeitado: sua individualidade!

Individualidade, o elemento fundamental para o emagrecimento!

 

Sempre que alguém me pergunta sobre quais exercícios fazer para emagrecer, me passa uma série de questionamentos na cabeça. Tudo depende de quem você é!

Por exemplo, uma pessoa sedentária, que nunca foi submetida a uma rotina de exercícios, terá um comportamento diferente perante os estímulos, do que alguém que já tem um histórico de treinamento. Tudo depende da individualidade.

 

Além disso, existem fatores pessoais. Algumas pessoas preferem o exercício aeróbico. Outras preferem a musculação. Neste caso, a periodização precisa ser adaptada a estas questões. Não que devamos escolher apenas o que gostamos. Devemos optar por um equilíbrio entre o que é fundamental e nossos gostos pessoais.

Por exemplo, dentro da periodização para musculação, podemos usar momentos com ênfase no treinamento aeróbico e vice-versa.

Enfim, para saber quais exercícios fazer para emagrecer, procure um profissional. Seu corpo e sua saúde precisam ter a devida atenção, para que você possa ser mais saudável e funcional! Bons treinos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *