como eliminar o cansaço durante o treino

Como eliminar o cansaço durante o treino?

Muitas pessoas se queixam constantemente de cansaço durante os treinos, sejam eles aeróbicos ou de musculação. As causas para tal cansaço podem ser muitas. O cansaço durante o treino não é aquele oriundo dos estímulos, dos exercícios. Ele é oriundo, na maioria das vezes, de fatores fisiológicos. Além disso, há questões ligadas ao treino também que geram este cansaço durante o treino!

 

Primeiramente, temos que verificar algumas situações. Você sente cansaço apenas no treino? Tem disposição durante seu dia, mas na hora de treinar está cansado (a)? Este cansaço pode ser psicológico.

Como o treino físico impõe a nosso corpo uma demanda energética, muscular e metabólica a qual ele não está adaptado, nosso cérebro muitas vezes acaba “sabotando” nosso treino. Neste caso, é importante usar uma programação mental, atribuir seu treino a coisas boas, pois somente assim será possível superar este cansaço psicológico.

Já se você vem tendo este mesmo cansaço durante todo o dia e ele piora durante o treino, as explicações podem ser fisiológicas. Para te ajudar, vamos listar algumas possibilidades de melhorar sua disposição durante o treino!

 

 

consultoria online fitness

 

 

Saiba como diminuir o cansaço durante o treino

 

Faça um treino mais otimizado

Muitas pessoas acabam sentindo cansaço durante o treino, por que ele é muito volumoso. Aliás, o alto volume de treinamento é o principal fator associado ao Muitas das mulheres que reclamam de cansaço durante o treino, ficam na academia por mais de uma hora! Com isso, além de perder em efetividade em seu treino, você ainda acaba tendo mais dificuldades em se recuperar. Com isso acumulado, o cansaço durante o treino é inevitável. Por isso, tenha um treino mais intenso e mais curto, para que possa ter melhores resultados e ainda acabar com o cansaço!

Leia também: Periodização para hipertrofia, o guia completo!

 

 

Fique uma semana sem treinar ou treinando mais leve

 

Muitas vezes, o cansaço crônico é sinal de Neste caso, faça a experiência de ficar uma semana sem treinar, dormindo e se alimentando da maneira correta. Com isso, caso você esteja entrando em um estado de excesso de treino, seu corpo irá se recuperar e promover a supercompensação. Caso isso resolva, tome cuidado ao voltar a treinar, para que seu treinamento seja mais qualificado.

como eliminar o cansaço durante o treino 2

 

 

Cuide da alimentação e da hidratação

 

É muito comum encontrarmos mulheres que reclamam de cansaço durante o treino e que estejam fazendo dietas restritivas. É muito importante oferecer os nutrientes que nosso corpo precisa, esteja você querendo emagrecer ou não. Isso por que sem os nutrientes adequados, seu treino fica prejudicado e os resultados também. Se sua dieta está com menor quantidade calórica, reduza a intensidade de seu treino!

 

Ingira cafeína, sob orientação nutricional

 

Desde que utilizada da maneira correta, a cafeína pode ser muito útil para acabar com o cansaço durante o treino. Isso por que ela é uma substância estimulante, que vai atuar diretamente no sistema nervoso central. Com isso, os estímulos nervosos chegaram com muito mais qualidade aos seus músculos, fazendo com que seu treino melhore e você sinta menos cansaço.

 

Leia também: Periodização para musculação, tudo o que você precisa saber!

 

Durma bem

 

Muitas pessoas não dormem o suficiente e com isso, não tem a devida recuperação celular. Sabe o resultado disso? Cansaço e menos resultados. O sono é fundamental para sua saúde e para os resultados de seu treino. Ele deve ser prioridade na vida de quem quer viver bem e mais tempo! Por isso, se está sentindo cansaço durante o treino, veja se não está dormindo pouco.

 

 

como eliminar o cansaço durante o treino

 

Avalie seu horário de treino

 

Cada pessoa tem um horário mais efetivo para treinar. Algumas pessoas que se queixam de cansaço durante o treino, fazem isso logo que acordam. Nem todas as pessoas tem disposição para treinar de manhã, por exemplo. Outras, treinam tarde, antes de dormir. Tudo isso interfere na qualidade de seu treinamento!

 

Tudo isso pode interferir diretamente em seu treino, fazendo com que você fique mais cansado (a).

Lembre-se que o cansaço, quando sem motivo aparente, pode ser um sinal de que algo não caminha bem. Se os sintomas persistirem, mesmo com as dicas acima, procure um médico, pois seu caso pode ser metabólico!

Bons treinos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *