hipertrofia

O assunto hipertrofia envolve uma série de questões, que muitas vezes são levantadas por pessoas que não tem tanto conhecimento. Com isso, muitos mitos em torno da hipertrofia são criados, o que faz com que algumas pessoas venham a não ter resultados em seus treinos. De maneira geral, o processo de hipertrofia é bastante complexo e não se resume apenas a questões relativas ao treinamento em sim.

Neste contexto, resolvemos desmistificar alguns mitos muito comuns e que podem estar comprometendo seus resultados! Veja agora 10 mitos sobre o treino de hipertrofia!

E-book completo: Como montar sua academia em casa!

 


  1. Somente a carga de treino é que importa:

Muitas vezes as pessoas acabam machucando-se em seus treinos de hipertrofia, justamente por usarem uma carga desnecessária. Para que ocorram as microlesões que irão gerar a hipertrofia, você não precisa agir como um guindaste. Fatores como cadência, tempo de descanso e amplitude de movimento, também influenciam positivamente seu treino e com isso, trazem bons resultados. Apenas usar carga e treinar da maneira errada, é o caminho certo para uma lesão!

  1. 3 séries de 15 para definição muscular:

Não existe um treino que por si só, promova a definição muscular. Este conceito, que é basicamente pautado na redução do percentual de gordura, precisa ser pensado em um contexto nutricional adequado. Caso contrário, ele não trará os resultados esperados. E por fim, não existe treino para definição muscular, o que existe são estratégias que complementam a dieta!

 

hipertrofia

 

  1. Quanto mais isolado o exercício melhor para a hipertrofia:

Este é um conceito ainda muito enraizado no cenário das academias. Muitas vezes, as pessoas treinam durante horas, buscando sempre isolar ao máximo determinada musculatura. Porém, diversos estudos mostram que o treino feito com exercícios multiarticulares e que envolvem mais de um músculo, são os mais efetivos para a hipertrofia.

  1. Para “crescer”, basta comer proteína:

Muitas vezes, as pessoas acreditam que apenas as proteínas são importantes para a hipertrofia. Este mito, faz com que o corpo não funcione direito e algo que não está 100%, não evolui, certo? Comer de maneira correta, com todos os nutrientes necessários é fundamental para quem busca a hipertrofia.

  1. Treine apenas o que gosta:

Todos nós temos preferências na hora de treinar. Muitos homens preferem a parte superior do corpo, da mesma forma que as mulheres preferem a inferior. Com isso, muitas vezes os resultados ficam comprometidos, pois temos de treinar nosso corpo de maneira integral, quando pensamos em resultados de hipertrofia. Sem isso, os processos de síntese proteica não acontecem e você não “cresce”. Além disso, não há como ter uma periodização para musculação adequada, sem incluir todos os grupamentos musculares!

  1. Somente com suplementos terei resultados:

Uma questão colocada na cabeça das pessoas pela mídia, que busca vender mais suplementos. Você não precisa usar suplementos para conseguir a hipertrofia, mas para isso, vai precisar de uma boa dieta. Os suplementos apenas ajudam a melhorar o contexto nutricional e usados de maneira isolada, pouco resultado trazem.

  1. Quanto mais melhor:

Treinar todos os dias, pode não ser o ideal para quem busca a hipertrofia. A ideia de que quanto mais melhor, não se enquadra neste cenário. Com treinos em excesso, você não terá o tempo necessário para que ocorram os processos de supercompensação, fundamentais para quem busca a hipertrofia.

 

consultoria-online-fitness

 

  1. Treino é tudo igual:

Copiar o treino do “bombado” da academia pode ser uma grande furada. Todos nós temos nossa individualidade biológica, um fator determinante para a manutenção de nossa saúde. Não devemos copiar o treino de outras pessoas, pois elas não tem o mesmo corpo que nós. Sempre devemos buscar a orientação de um profissional de educação física.

  1. Quanto mais aparelhos, melhor a academia:

Hoje já sabemos que os exercícios feitos com pesos livres tendem a ser muito mais eficientes para os treinos de hipertrofia. Por isso, não escolha uma academia pelo número de aparelhos que ela tem, pois geralmente, os treinos bem montados, usam poucos deles.

  1. Água não é fundamental:

A água regula todos os nossos processos celulares, portanto, independentemente de qual seja o seu objetivo, ela é fundamental. No caso da hipertrofia, ela ainda auxilia nos processos de regeneração muscular, fundamentais para quem busca aumentar seu volume muscular.

 

Além disso, o ramo da hipertrofia ainda reserva uma série de outras questões! Tem alguma dúvida ou sugestão? Me mande uma mensagem que terei prazer em te ajudar!

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Sua mensagem

    [recaptcha]

    [mc4wp_checkbox][recaptcha]

     

    Compre por apenas R$ 7,97, meu e-book planejamento de treino!