Termogênicos são seguros? Posso ingerir sem medo?

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Os suplementos termogênicos são seguros? Eles se tornaram muito populares nos últimos anos. Impulsionados pelo aumento destes produtos no mercado americano, nosso mercado foi inundado por suplementos termogênicos.

 

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Porém, há muitas dúvidas sobre a sua segurança e efetividade. Além disso, os casos de pessoas que tem problemas graves de saúde pela utilização excessiva de termogênicos, inclusive que vem a óbito, traz ainda mais preocupação quanto a sua segurança. A segurança dos termogênicos é um tema no mínimo polêmico. 

 

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Mas antes de falar especificamente se os termogênicos são seguros, tenho que te apresentar de forma mais detalhada como estes suplementos são classificados. Acredite, você vai querer saber como os termogênicos agem em seu corpo!

O que são suplementos termogênicos?

São classificados como termogênicos, os suplementos que possuem alguma substância que gera um aumento do metabolismo basal, geralmente baseado em um aumento da temperatura corporal interna, gerada por um estímulo neural. Há exceções, mas no geral, os suplementos termogênicos são classificados desta forma.

 

Em teoria, este aumento da atividade metabólica basal é fundamental para o emagrecimento. Isso fez com que os termogênicos se tornassem muito populares entre as pessoas que querem perder peso.

 

Mas há um ponto muito importante a ser destacado aqui: o aumento do metabolismo através de uma substância que gera um impacto no funcionamento neural. De forma mais clara, os termogênicos são estimulantes e em virtude disso, geram um aumento do metabolismo basal.

 

Além disso, há alguns outros fatores que geram um aumento interessante da lipólise (queima de gordura), que está atrelada ao uso de suplementos termogênicos a base de cafeína. Mas irei falar mais sobre isso mais adiante.

Suplementos termogênicos são seguros?

Esta é uma questão delicada. Mas vamos pensar da seguinte forma: beber água é seguro? A primeira coisa que vem a sua cabeça é que sim, não é? E se você beber 20 litros de água em pouco tempo, isso será seguro? Não né? Em muitos casos, isso pode gerar até a morte.

É exatamente a mesma coisa que acontece com os termogênicos. Em quantidades saudáveis, eles são úteis na busca pela redução de peso.

 

Em quantidades grandes, geram problemas enormes! Então os termogênicos são seguros? Em alguns casos não! 

 

Veja um exemplo muito simples sobre esta questão. A grande maioria dos suplementos termogênicos são feitos à base de cafeína. Temos como valor padrão base de ingestão segura de cafeína, para pessoas sem qualquer problema de saúde mais sério, cerca de 400 mg por dia.

 

Muitos suplementos termogênicos sozinhos já tem mais do que isso. Desta forma, eles podem não ser seguros para um grande público.

 

Porém, se a utilização do termogênico estiver dentro de valores de segurança, não há maiores riscos quanto a sua utilização.

Termogênicos são eficientes e seguros para a perda de peso?

Em um estudo publicado no Jornal Internacional de Nutrição Esportiva, foram avaliados os efeitos de suplementos termogênicos sobre o metabolismo basal de mulheres saudáveis.

Todas elas foram avaliadas e apresentaram, após o uso dos suplementos termogênicos, um aumento considerável (14%), no metabolismo basal. Isso em termos de gasto calórico, é muito interessante, quando o foco é o emagrecimento.

 

Além disso, há um outro fator muito importante, principalmente para os suplementos à base de cafeína.

 

Já se sabe que a cafeína auxilia e muito na potencialização da lipólise. Basicamente, a cafeína auxilia no processo de desacoplamento mitocondrial. Nome difícil, não é?

Calma, eu explico.

 

Desacoplamento mitocondrial é um nome difícil, para um processo relativamente simples. Mitocôndrias são as partes das células que geram energia.

 

Quando ingerimos cafeína, ela estimula um processo de desacoplamento de moléculas de gordura, das células adiposas. Como você deve saber, as células de gordura não aumentam ou diminuem sua quantidade em um adulto, apenas modificam seu tamanho.

Assim, a cafeína estimula que pequenas moléculas de gordura sejam retiradas das células.

 

Estas moléculas são “jogadas” na corrente sanguínea e utilizadas como fonte energética.

Desta forma, se torna mais fácil a eliminação de gordura, através da ingestão de cafeína.

Naturalmente que o simples fato de utilizar cafeína, de maneira isolada, não vai trazer grandes resultados.

 

Mas se a utilizarmos nas doses certas, aliada a uma dieta e a prática de exercícios físicos, os resultados serão muito bons.

Os termogênicos aumentam a pressão arterial?

Sempre que uma notícia de morte ou mal súbito, pelo uso indiscriminado de termogênicos, sai na mídia, sempre há uma ênfase maior na questão da pressão arterial e cardíaca.

Praticamente todos os estudos que relacionam o uso contínuo de termogênicos, relatam um aumento sensível na frequência cardíaca e na pressão arterial.

 

Em um prazo curto de utilização, aliado a dieta e a alimentação, isso não traz riscos a pessoas sem maiores problemas de saúde.

 

Cardiopatas e pessoas com uso contínuo de medicamentos, devem evitar a utilização de termogênicos. Salvo sob prescrição médica.

Eu posso tomar termogênico, sem o acompanhamento de um nutricionista?

Não! Desculpe se fui enfático demais, mas você não deve tomar termogênicos sem o acompanhamento de um médico. Há vários fatores para embasar isso.

 

O primeiro deles, é a questão da necessidade.

Será que você realmente precisa de uma substância externa, para acelerar o metabolismo? Será que com acompanhamento nutricional adequado e prática de exercícios físicos, isso já não seria possível? Vou te falar, na grande maioria dos casos, os termogênicos não são necessários.

A segunda questão é a segurança.

Seu coração não irá sofrer demais com o uso dos termogênicos? Será que o fato dele poder acelerar seus batimentos e aumentar a sua pressão arterial, não trariam problemas para sua saúde?

A terceira é o sono.

Os termogênicos são estimulantes. Muitas pessoas, ao fazer o uso do mesmo, acabam tendo dificuldades em dormir. Como no sono é onde nossas células se regeneram e todo nosso metabolismo é regulado, ele é fundamental também para o emagrecimento.

Quem pode me dizer se devo ou não usar um termogênico? O nutricionista!

Basicamente a única forma de usar termogênicos com segurança, é com o acompanhamento nutricional.

Primeiramente por causa do monitoramento cardíaco e da avaliação da real necessidade. Além disso, ainda há outras questões, que um médico precisa avaliar.

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Referências:

The effects of a single-dose thermogenic supplement on resting metabolic rate and hemodynamic variables in healthy females – a randomized, double-blind, placebo-controlled, cross-over trial. J Int Soc Sports Nutr. 2016.

 

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