Posso treinar o mesmo músculo todos os dias?

Rate this post

Treinar envolve entender como o corpo se comporta, de acordo com os estímulos usados. Neste sentido, não há uma resposta correta para tudo. Uma dúvida muito comum é relacionada com a questão de treinar o mesmo músculo todos os dias.

Há casos e momentos onde podemos fazer isso. Há momentos em que não é indicado.

 

consultoria online fitness

 

Lógico que isso se refere as sessões de treinamento. Por exemplo, imagine que você treinar o mesmo músculo todos os dias, treinando 5 vezes por semana. Se você treinar assim, pode ter alguns dias de descanso no meio da semana. Isso seria diferente de treinar 7 vezes na semana.

Mas antes de entrar nas questões principais, é preciso entender a razão para treinar o mesmo músculo todos os dias.

 

Há razões para treinar o mesmo músculo todos os dias?

 

Quando pensamos em um planejamento de treino, há momentos onde usamos ciclos que chamamos de choque. Dentro da periodização, chamamos isso de microciclo.

Basicamente, em um microciclo de choque, criamos uma estrutura de treino, alinhando intensidade e volume total, para que os músculos alvo sejam utilizados ao máximo.

Neste caso específico, podemos sim, durante o microciclo, treinar o mesmo músculo todos os dias. Este microciclo pode durar de 2 a 3 dias, até uma semana.

Fora isso, no dia a dia, não é muito comum ou até mesmo indicado, treinar o mesmo músculo todos os dias.

Acabamos prejudicando a recuperação muscular, aspecto fundamental para quem busca um bom desenvolvimento, seja em termos de hipertrofia, seja para desempenho.

 

Quando devemos treinar o mesmo músculo todos os dias?

 

Porém, não há respostas prontas quando falamos em treinamento. Há sim, momentos onde podemos e até devemos treinar o mesmo músculo todos os dias.

O caso mais comum é o que apresentei acima, o microciclo de choque. Mas neste caso, quando você faz isso por uma ou duas semanas, o ideal é que na sequência, você tenha pelo menos uma semana completa, sem estímulos para aquele grupo muscular.

Outra situação, que é muito semelhante, é quando temos pouco desenvolvimento muscular em um determinado grupo. Por exemplo, você encontrará pessoas que treinar panturrilha (tríceps surral), todos os dias. Neste caso, o problema é que estas pessoas têm dificuldades em conseguir desenvolver bem estes músculos.

Mas isso é um caso isolado e a intensidade e o volume são adaptados para esta realidade.

Outro caso são os iniciantes, que podem fazer um treino Full Body, para ganho de condicionamento. Naturalmente que ao repetir o treinamento desta forma, você terá que treinar o mesmo músculo todos os dias.

Fora estas questões, no geral não é muito indicado treinar o mesmo músculo todos os dias.

 

Então não devo treinar o mesmo músculo todos os dias?

 

Depende. Mas na grande maioria dos casos, não é muito indicado. Principalmente se estivermos falando de um prazo mais longo, como alguns meses.

Mas tudo depende de sua periodização. Se ela for bem montada, no próprio planejamento teremos uma resposta para estas questões.

Eu posso te ajudar a não ter mais estas dúvidas e também conseguir um treino específico para suas necessidades em minha consultoria online.

 

Bons treinos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *