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Um bom treino começa em um bom planejamento. O planejamento de treino, independentemente de qual seja seu objetivo, é o ponto de partida para que você tenha bons resultados.

 

Chegar em uma academia e simplesmente deslocar pesos não te trará resultados. Ou sair caminhando, fazendo dança ou qualquer atividade. Sem um planejamento de treino, você não chega a lugar algum. Jamais.

O planejamento de treino envolve inúmeras questões e é também conhecido como periodização.

Muitas vezes, você fica procurando os melhores métodos de treino para hipertrofia ou emagrecimento, quando na verdade o que te falta é uma sequência lógica.

 

 

Porém falar de planejamento de treino é algo muito complexo. Há inúmeras variáveis envolvidas.

Afinal, quem quer chegar em São Paulo não faz o mesmo caminho do que quem quer ir para a Argentina, não é? Como então o planejamento de treino seria igual para todo mundo?

 

 

Planejamento de treino, começando pelo básico: você!

 

Aqui vou falar de um dos primeiros pontos fundamentais no planejamento de treino: a individualidade. Se você que está lendo este texto e é treinador, sabe da importância dela, não é?

Por mais que as pessoas busquem uma fórmula, todo planejamento de treino precisa ser pensado de acordo com as individualidades de cada um.

Você tem algum histórico de treinamento, mesmo que em outra modalidade?  É sedentário ou praticante de musculação ou outra prática? Qual seu maior objetivo? Como é sua coordenação motora e flexibilidade?

Tudo isso é fundamental no planejamento de treino. No e-book que eu lancei recentemente, tem um capítulo inteiro sobre isso e uma anamnese completa para analisar as suas individualidades ou de seu aluno.

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Partindo das individualidades, teremos o restante do processo de planejamento de treinamento.

5 passos para montar seu planejamento de treino da forma adequada

1- Foque primeiramente em um objetivo

Parece básico, mas um bom planejamento de treino começa sempre por um objetivo. Um só, para depois, partirmos para os demais.

Por exemplo, imagine que você queira melhorar sua força. Não adianta ficar por um longo tempo fazendo treinos que envolvem resistência.

Ou então, você busca uma melhora em sua hipertrofia, não adianta ficar só nos treinos de força ou resistência. Tendo um objetivo, fica muito mais fácil conseguir os resultados que você almeja.

Lógico que cada objetivo tem uma sequência a ser seguida. Por exemplo, se você quer mais força, precisa começar com a resistência muscular. Mas tudo isso precisa ser pensado de acordo com um objetivo central.

2- Cada mesociclo precisa se adaptar ao anterior

 

Há sempre uma ordem de trabalho. Você precisa seguir ela em seu planejamento de treino. Os primeiros mesociclos, que são aqueles que levam em média de 1 a 3 meses, devem focar no ganho de condicionamento.

Se o seu objetivo é ganho de massa muscular, comece ganhando amplitude de movimento, força e resistência muscular localizada, para então, começar com os treinos mais específicos.

Aqui, paciência e consistência é fundamental.

3- Se preciso, adapte o planejamento de treino

Um planejamento de treino não é algo estático, fixo. Ele pode ser adaptado conforme o tempo vai passando. Principalmente se você não é um atleta.

Por exemplo, muitas vezes criamos um mesociclo de força máxima, mas não conseguimos manter ele por um tempo maior. Neste caso, precisamos de estratégias como o taper.

4- Alternância de estímulos é fundamental

A alternância de estímulos é o que vai fazer seu organismo se adaptar e fazer com que seu treino seja muito mais eficiente. Se você treina sempre igual, acaba tendo um processo de acomodação. Por isso, é fundamental alternar estímulos.

Neste caso, usar métodos como o drop-set, rest pause e outros, é muito importante.

Mas o que realmente vai fazer a diferença neste planejamento de treino, é usar variações de cadência, carga, número de séries, repetições e intervalos de descanso. São as variáveis que podem ser manipuladas para que você tenha um resultado melhor.

5- Comprar o e-book planejamento de treino

Tudo o que te falei pode ser superficial, caso você não tenha uma boa base de conhecimento. Neste caso, te indico a compra do meu e-book planejamento de treino.

Criei este e-book justamente para que você tenha um embasamento maior. O valor é baixo para que você possa adquirir e melhorar seu treino!

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Bons treinos!

 

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