mesociclo

Mesociclo, como organizar para ter melhores resultados?

Rate this post

Há várias formas de organizar seu treino, independentemente de seu objetivo. Mas falando especificamente da periodização, temos alguns pontos muito importantes, que compõe o cenário geral. Montar um mesociclo corretamente  é fundamental para que possamos ter um treinamento mais direcionado para o objetivo certo.

Até por que um mesociclo, dentro de uma periodização para a hipertrofia, tem uma necessidade diferente de um focado em aumento do desempenho.

Neste artigo, irei te mostrar a parte conceitual e também como montar um mesociclo de qualidade.

Mesociclo, entendendo como ele se insere na periodização

Antes de entrar em questões mais práticas, você precisa compreender de que forma o mesociclo está inserido dentro de uma periodização.

 

Leia também: Treino de hipertrofia para deltoides (ombros), tudo o que você precisa para ter mais resultados!

Treino Bi-set, como usar corretamente

 

Atente para o fato de que vou falar da periodização clássica, linear, não da ondulatória, ok? Na ondulatória o que irei falar não se aplica.

Em uma organização, como a periodização para a hipertrofiaa sequência dos ciclos nada mais é do que um processo de adaptação.

Por isso, o mesociclo, como o nome já indica, é o meio termo em questões de tempo.

No geral, ele leva de 1 mês a até 3, dependendo de cada caso. Neste período, o mesociclo terá um ou até mais objetivos em específico.

Desta maneira, ele é o meio termo em relação aos objetivos. Por isso, ele tem de ser pensado de formas diferentes do que fazemos com o macrociclo e o microciclo.

Como montar o mesociclo de forma certa?

Para montar o mesociclo corretamente, você precisa primeiro, ter um macrociclo bem estruturado. Nunca comece pelo mesociclo!

Se você tem um macrociclo bem feito, fica mais fácil.

Depois de definir o macrociclo como um todo, separamos o tempo total em mesociclos. Nesta hora, temos que analisar a individualidade de cada aluno.

Por exemplo, se o seu aluno é um iniciante e busca ganho de força e hipertrofia, as adaptações iniciar são mais rápidas. Desta forma, para montar o mesociclo, você pode destinar menos tempo para determinados objetivos.

Além disso, é fundamental avaliar corretamente quais as principais prioridades. Elas devem receber mais atenção e consequentemente, mais tempo.

Além disso, temos que avaliar também quais foram os mesociclos anteriores e quais serão os posteriores.

Tendo isso em mãos e um cenário adequado do planejamento de treino, chegou a hora de partir para a prática.

Passo a passo para montar um mesociclo da forma certa

1- Defina o objetivo central do mesociclo

É básico, mas muitas pessoas erram na montagem do mesociclo exatamente aqui. O foco é qual? Aumento de força? De mobilidade? Maior potencial de hipertrofia?

Sem isso, não há como montar um treino de qualidade.

2- Comece elegendo como serão os microciclos de choque

O mesociclo tem que ser pensado para que dentro dele, sejam colocados de forma ordenada e correta, os microcilos. Começamos pelos de choque, aqueles onde a carga total de trabalho é maior.

Depois disso, pensamos em como a sequência pode ser feita através de microciclos de regeneração ou ordinários.

 

3- Pense em estímulo, não em treino

Quando você for montar o mesociclo, pense em um estímulo, seguido de uma adaptação. Fica mais fácil de organizar as ideias e consequentemente a parte prática, desta maneira.

4- Tenha uma forma de adaptar o mesociclo aos imprevistos

Imagine que você montou um mesociclo de choque, mas naquele período você ou seu aluno tem uma viagem de trabalho? Quebra totalmente o processo, não é?

Por isso, sempre trabalhe com um mesociclo que possa ser maleável.

5- Sempre opte por um bom profissional para montar o mesociclo

Se você não é formado em educação física, não deveria montar o mesociclo sozinho. Por mais que você busque estudar e entender de treinamento, existem muitos elementos como fisiologia, adaptação mecânica e biológica, biomecânica e outros, que precisam ser de domínio de quem monta o mesociclo.

 

Esta é a forma mais inteligente de montar o mesociclo, com base no conceito de periodização linear. Para quem não é atleta e busca apenas uma melhora corporal, esta acaba sendo a forma mais fácil.

Em minha consultoria online, posso te ajudar a ter o treino que você precisa.

 

Bons treinos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *